segunda-feira, 20 de julho de 2009

E o sapato alto como surgiu?

Objeto de desejo de muitas mulheres os primeiros vestígios de calçados com saltos foram encontrados em tumbas do Antigo Egito em aproximadamente 1000 A.C.. É claro que isso não é uma certeza absoluta, pois a origem do calçado se perde na própria história. Mas você sabia que os saltos altos também estiveram ligados à sexualidade? Pois é, as prostitutas na Roma Antiga eram identificadas pelos saltos que utilizavam, assim como as cortesãs japonesas que usavam tamancos com altura de 15 e 30 cm e ainda as odaliscas turcas que eram obrigadas a utilizarem sandálias altas provavelmente para dificultar a fuga dos haréns.


Sapato Plataforma

Só na Idade Moderna, no período da história da Europa, em meados do século XVII iniciou-se a utilização do salto que foi criado para elevar a altura das mulheres. Os primeiros saltos foram confeccionados em cortiça e tinham formato de cunha que acompanhava o formato do arco do pé, e elevava a altura apenas no calcanhar.

Essas sandálias com plataformas eram chamadas de “chopinas”, apontavam o nível social e chegavam a atingir 40 cm de altura. Havia casos de senhoras da corte que aumentavam suas plataformas até 70 cm e precisavam, muitas vezes, de dois criados, um de cada lado para ajudá-las a se equilibrar. As chopinas foram utilizadas inicialmente pelos nobres, passando pela burguesia e chegando as camadas sociais mais baixas, até que foram desprezadas pela elite.

Chopinas de 70 cm

Durante anos os sapatos sofreram muitas transformações até chegarem ao que hoje usamos. Na década de 80 as mulheres executivas usavam o salto stiletto para projetarem uma imagem de autoridade e eficiência, além de simbolizarem glamour e extravagância e expressar feminilidade nunca antes vista na história dos saltos altos. Já nos anos 90, conceitos antigos foram reciclados e foram feitas muitas releituras de estilos, saltos, formas e bicos, apenas com uma nova roupagem.



Sapato Stiletto

Hoje o material é que define que sapato usar, os designs de calçados estão sempre atentos as necessidades para criar um produto aliado ao conforto, beleza e praticidade deixando assim o sapato alto sempre na moda!

Beijocas e até!!!

www.mulherdigital.com/sapato-historia-dos-saltos

www.asfashionistas.blogspot.com/2009_02_01_archive.html

www. odiariodeumafashionista.blogs.sapo.pt/23488.html

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Como Surgiu o Calçado

O primeiro calçado surgiu na história do Egito por volta de 2000 a 3000 a.C.. Tratava-se de uma sandália, composta por duas partes, uma base ou solado, que era formada por tranças de cordas de raízes como, cânhamo ou capim, e uma alça presa aos lados, passando sobre o peito do pé. Nessas civilizações primitivas esse era o calçado mais comum.

Já na Mesopotâmia os sapatos mais macios foram introduzidos por montanheses que usavam como material o couro cru. Agora, você sabia que foram os romanos os primeiros a fazerem fôrmas diferentes para o pé esquerdo e direito? E ainda moldaram a sola de gáspea, parte superior frontal do calçado.

Em meados do século XV, os sapatos foram se alongando e ficaram muito pontiagudos, até as armaduras seguiram esse gênero com sapatos de ferro e bico revirado, muito apreciado por Ricardo II que costumava usar calçados que atingiam até 18 polegadas de bico.

Já no final desse século e início do século XVI, Henrique VIII, que possuía os pés largos, inchados e doloridos, sentia- se mais confortável com sapatos mais largos e chinelos, e por decreto acabou proibindo o uso de sapatos pontiagudos. Por esse motivo o novo calçado acabou se popularizando e passou a ser usados por qualquer classe social, sem distinção de pé esquerdo ou direito.

Difícil imaginar a galera com esses sapatinhos, mas pra época era o auge da moda.

Beijocas e até!!!!!!!!!


www.orm.com.br/stile/interna/default.asp?codigo=54237

www.passadocurioso.blogspot.com/2009/01/o-homem-da-pr-histria-protegia-os-ps.html

www.pensomoda.com/bases/bases3.php?Id=85

domingo, 5 de julho de 2009

O Poder das Botas

As botas, acessório imprescindível em todos os invernos, vem para aquecer os pés e dar em certo charme ao seu visual. Nesse inverno as botas vão das ankle-boots (abaixo do joelho), que podem ser de verniz, couro e os padrões de pele de cobra, até as over-knees (acima dos joelhos) que são a nova tendência nessa estação. As botas over-knees são ideais para serem usadas com vestidos curtos, shorts e meias, e também por cima do jeans skinny. O material escolhido é a camurça e aparecem em versões rasteiras ou com salto bem baixo.

Ankle-boots


Over-knees


Descontraídas e divertidas as galochas, botinhas feitas de plástico, são perfeitas para os dias chuvosos. Com um ar futurista e em versões foscas, estampadas, coloridas e brilhantes deixam o visual super alegre e quebram o ar tão sério que as tonalidades frias trazem para a estação. Outra boa opção que vem com tudo nesse inverno são as botas country que apresentam tiras de couro ou em camurça, fivelas, franjas, cordas, desenhos e até detalhes em chifres. O estilo “caubói” como é chamada promove um contraste entre o rústico e o estilo urbano, ressaltando a cultura e a moda do velho Oeste da América.

Galochas

Botas Country


Outra tendência são as folk boots que aparecem em couro e camurça e dão um toque sofisticado ao look casual. Elas podem vir com franjas, junto a outros detalhes como metais e fivelas. As botinhas de cano curto presentes há algumas temporadas, também podem ser usadas nesse inverno, especialmente aquelas com cadarço. Um charme!!!!!

Folk Boots

Existem muitos estilos de botas, por isso escolha aquela que mais combina com você e seja feliz!


Beijocas e até!!!!!!


www.paulatalmelli.files.wordpress.com/2009/07/ankleboots.jpg

www.estilovanguarda.com.br/wp-content/uploads/2009/05/km11.jpg

www.kakaos.files.wordpress.com/2008/04/galochas2.jpg

www.itgirrrl.files.wordpress.com/2009/05/cowboyboots.jpg

www.m532.photobucket.com/image/folkboots/mundodastribos/BotasFemininas20105.jpg