Esta semana, comemoramos os 200 anos da vinda da família Real Portuguesa ao Brasil. Para fugir do exército de Napoleão, a família composta por D. Maria I, o príncipe D. João VI, a princesa Carlota Joaquina, seus dois filhos e milhares de pessoas da corte portuguesa, atravessaram o oceano Atlântico e chegaram ao Rio de Janeiro em 7 de março de 1808. Até então, o Brasil era uma colônia de Portugal que não podia fazer comércio com outros países ou possuir indústrias, mas com a vinda da corte, tudo isso mudou e o Brasil tornou-se um lugar mais importante.
O Brasil sofreu grandes transformações culturais e urbanas e a moda da época também foi alterada. Quando as mulheres da corte chegaram aqui causaram de imediato um tremendo rebuliço, pois seus adereços e suas roupas eram novidades para as brasileiras. E sabem qual foi a primeira moda lançada? Um turbante! É isso mesmo, quando Carlota Joaquina desembarcou aqui ela estava usando um turbante. O que ninguém soube na época é que o motivo do turbante era para esconder uma quantidade enorme de piolhos que ela havia pego no navio e por conta disso cortará os cabelos. Mas o motivo pouco importava naquela época o importante era copiar o mais rápido o estilo da nobreza.
A tendência do verão de 1808 era a Moda Império, de origem francesa, que não dispensava o luxo e com tecidos mais leves continuou mantendo a realeza aqui no Brasil. Os homens, por exemplo, usavam roupas com inspiração militar, calças justas e casacas ao gosto napoleônico e ainda chapéus bicorne. Já as mulheres ficaram livres do espartilho e para cerimônias mais sofisticadas elas usavam vestidos com caudas bordadas com fios de metais preciosos, fios de seda e detalhes em renda. E ainda complementavam com xales, leques, luvas, turbantes e chapéus.
Um exemplo de elegância pra época!!!!
Beijocas e até!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário